Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Minha História

Nasci em um lar muito pobre, e durante muito tempo, morei em casas sem qualquer estrutura e com telhados de folha de zinco. Cresci revoltado, sem sonhos, sem esperanças. Caminhava com a certeza de que não chegaria a lugar algum. Tudo ficou pior quando, aos 17 anos, perdi minha mãe. Acabei indo morar na rua, dormindo até sob marquise de lojas. Era triste e não tinha amigos. Um dia recebi um convite estranho: "Jesus está esperando por você". É claro que não desejava aceitar tal convite, mas, alguma coisa me levou até a igreja da pessoa que me convidou. Gostei do que vi, mas não queria saber de igrejas. De repente uma mão me empurrou... seria daquela menina de 14 anos? Ou do próprio Deus? Entreguei minha vida a Jesus e tudo começou a mudar.

Minha transformação foi completa e rápida. Logo fui para um seminário, graduei-me pela Faculdade Evangélica de Teologia como Bacharel, e a revolta acabou... a tristeza desapareceu... um novo Paulo começou a viver. Tornei-me um missionário, trabalhando como Secretário Executivo da WEC International (Missão AMEM no Brasil). Servi na O. M. -- Operação Mobilização, preparando a visita do navio Doulos ao Brasil. Fui Editor do CEBIMI - Centro Brasileiro de Informação Missionária, onde publicava a revista Koinonia Missões e onde compilei o livro Despertando Para Missões, usado em várias instituições teológicas do Brasil. Trabalhei na AMTB - Associação de Missões Transculturais do Brasil e no COMIBAM - Congreso Misionero Ibero Americano que tinha o lema "Luz Para Las Naciones". Recebi convites da United Bible Society, do Centro Para Desarrollo Cristiano de La América Latina, de Youth With a Mission (em Washington D. C.) e outros.

Meu ministério alcançou grande êxito e fui convidado a ser um pastor da Igreja Batista de Lagoinha, em Belo Horizonte-MG. Fui ordenado ali ao ministério pastoral, começando meu trabalho na cidade de Matozinhos-MG e, posteriormente, em Copacabana, no Rio de Janeiro, onde permaneci por mais de 8 anos. Deixei o pastorado no Rio após ser convidado a fazer um curso de pós-graduação no Haggai Institute de Singapore, onde concluí o "Advanced Leadership Training. Ao retornar, minha vida e meu ministério sofreram um forte abalo. Por um erro médico, fiquei completamente cego.

Parecia que tudo estava acabado, mas Deus tinha novos planos para mim. Adquiri um programa sintetizador de voz e comecei um novo ministério missionário, agora através da internet. No princípio era bastante simples, com uma pequena lista de amigos aos quais enviava mensagens de reflexão diárias. O que eu não sabia, era que aquele pequeno trabalho missionário se transformaria no maior trabalho do gênero no mundo. Hoje não são mais 10 ou 15 pessoas recebendo mensagens diárias, mas, pelo menos, 5 milhões de pessoas em todo o mundo.

Depois de um certo tempo percebi a necessidade de alcançar também os países de língua hispana e hoje todos os países que falam Espanhol estão incluídos no Ministério Para Refletir, tanto nas Américas como na Europa. Estamos enviando também mensagens em Inglês e, espero, em breve tenha todos os países do mundo alcançados por nossas mensagens.

Muitos me pediram e eu comecei a colocar minhas mensagens em livros. Já publiquei 10 livros e estou preparando outros para serem publicados, nos três idiomas de nosso Ministério.

O Ministério Para Refletir também oferece mensagens em vídeo. O "Momento Para Refletir" já é uma realidade e estou preparando, com meu filho Bruno, um sistema de tradução com legendas, para que todos possam ser alcançados. Outra novidade é o sistema de envio de mensagens pelo aplicativo dos smartphones, o "Whatsapp", que já alcança praticamente todos os países de língua portuguesa e hispana.

Muitos são os projetos e infinitas as lutas para alcançá-los, porém, tenho confiado na maravilhosa graça do Senhor Deus para me sustentar e a esse ministério missionário. Continuarei buscando mais e mais o crescimento desse trabalho para abençoar suas vidas. Tudo isso para honra e Glória do nosso Senhor Jesus Cristo. Amem!

Pr. Paulo Roberto Barbosa - CEO - Ministry To Reflect Inc.